Conforme o Manual de pavimentação – DNIT 200, um modelo de previsão de desempenho é uma função que permite quantificar a redução do nível de serventia ou a geração de defeitos ao longo da vida de serviço do pavimento. Tal modelo é denominado "mecanístico-empírico" quando é constituído por (assinale a alternativa correta):
Um Modelo Estrutural para cálculo das respostas induzidas pelas cargas de roda em movimento no sub-leito do pavimento, na forma de tensões, deformações ou deflexões elásticas que estejam relacionadas ao surgimento ou à propagação de defeitos na estrutura.
Funções de Transferência, capazes de relacionar as respostas da estrutura às cargas do tráfego, à geração e à propagação de efeitos. Não haverá condições de contorno, essas funções deverão basear-se em teorias. empiricamente validadas, que descrevam o mecanismo com que a deterioração se processa.
Fatores ou Funções de Calibração, que ajustam as previsões das Funções de transferência, de modo a se reproduzirem dados de uma determinada base empírica. São responsáveis, portanto, pela consideração de parâmetros que não puderam ser explicitados, seja no modelo estrutural ou nas Funções de Transferência, tais como: clima, características específicas do tráfego atuante, particularidades dos materiais e de sua variabilidade.
Funções de Transferência, capazes de relacionar as respostas da estrutura às cargas do tráfego, à geração e à propagação das trincas. Não haverá condições de contorno, essas funções deverão basear-se em teorias. empiricamente validadas, que descrevam o mecanismo com que a deterioração se processa.
Um Modelo Estrutural para cálculo das respostas induzidas pelas cargas de roda em movimento na capa do pavimento, na forma de tensões, deformações ou deflexões elásticas que estejam relacionadas ao surgimento ou à propagação de defeitos na estrutura.