LÍNGUA PORTUGUESA I


Você aprendeu que temos três visões de linguagem embasando o ensino de língua materna no Brasil.  Há um que foi mantido praticamente sem contestação até o final da década de 60, embora tenha repercussões mesmo atualmente no ensino fundamental e médio (PERFEITO, Alba Maria. concepções de linguagem e análise linguística: diagnóstico para propostas de intervenção.

Trata-se de um ensino de língua que enfatiza a gramática teórico-normativa: conceituar, classificar, para, sobretudo, entender e seguir as prescrições – em relação à concordância, à regência, à acentuação, à pontuação, ao uso ortográfico etc.  O eixo da progressão curricular dos manuais didáticos são os itens gramaticais.

 Tal prática baseia-se na visão de linguagem como:




  • Organização do pensamento, pelo estudo dos fatos linguísticos por intermédio de exercícios estruturais morfossintáticos, visando a internalização da língua culta.

  • Instrumento de comunicação, em que a língua é vista como um código, capaz de transmitir uma mensagem de um emissor a um receptor, isolada de sua utilização.

  • Organização do pensamento, visando as normas do bem falar e do bem escrever;

  • Forma de interação, entendendo a linguagem como uma ação orientada para uma finalidade específica que se realiza nas práticas sociais existentes, nos diferentes grupos sociais, nos distintos momentos da história.

  • Instrumento de comunicação, em que se destaca a função essencialmente informativa da linguagem.