MATERIAIS ELÉTRICOS


“Os metais são elementos químicos que formam sólidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e, quando polidos, bons refletores de luz”. Qual alternativa justifica essa afirmação?




  • O exemplo da porcelana é típico: sendo material excelente para isolamento de linhas aéreas, pelas suas propriedades dielétricas, químicas e mecânicas, é inteiramente inadequada aos cabos isolados, pela falta de flexibilidade.

  • A viscosidade recomendada em cada aplicação consta de normas técnicas, devidamente relacionadas com a temperatura, sobretudo a temperatura máxima admissível. Assim, o ponto de chama varia de 130 a 145oC. No caso de óleo para cabos, distinguem-se os papéis impregnados com óleo (óleos grossos) e os cabos em óleo fluido (O.F.) (óleos finos).

  • A maioria dos metais é forte, dútil, maleável e, em geral, de alta densidade.

  • Essas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que delas vai depender se esses são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas.

  • Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores, enrolamentos de máquinas elétricas e transformadores etc.