“Os metais são elementos químicos que formam sólidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e, quando polidos, bons refletores de luz”. Qual alternativa justifica essa afirmação?
O exemplo da porcelana é típico: sendo material excelente para isolamento de linhas aéreas, pelas suas propriedades dielétricas, químicas e mecânicas, é inteiramente inadequada aos cabos isolados, pela falta de flexibilidade.
A viscosidade recomendada em cada aplicação consta de normas técnicas, devidamente relacionadas com a temperatura, sobretudo a temperatura máxima admissível. Assim, o ponto de chama varia de 130 a 145oC. No caso de óleo para cabos, distinguem-se os papéis impregnados com óleo (óleos grossos) e os cabos em óleo fluido (O.F.) (óleos finos).
A maioria dos metais é forte, dútil, maleável e, em geral, de alta densidade.
Essas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que delas vai depender se esses são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas.
Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores, enrolamentos de máquinas elétricas e transformadores etc.