MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
As tintas possuem em sua composição os aditivos que são substâncias adicionadas em pequenas proporções na tinta – entre 0,1 e 2%. Eles proporcionam funções específicas tais como funções biocidas e funções reológicas. Assim como os aditivos e outros componentes, as tintas então têm suas formulações específicas. Com relação as formulações dos diferentes tipos de tintas, considere.
I) A formulação das tintas está atrelado ao que realmente difere uma tinta da outra. Para a formulação é necessário um trabalho de desenvolvimento de novos produtos, onde a proporcionalidade das matérias primas podem obter propriedades desejáveis.
II) De uma forma geral, mas não uma regra, a formulação envolve um elevado número de matérias primas, sendo aproximadamente 15 substâncias diferentes.
III) O conhecimento da formulação nos permite prever algumas propriedades, porém é necessário a realização de ensaios de desempenho para uma correta e precisa avaliação. Duas propriedades importantes são a porosidade e a durabilidade.
IV) A fabricação da tinta envolve um elevado número de matérias-primas, um fabricante, por exemplo, pode chegar a ter algo entre 750 a 1000 diferentes matérias primas em seu estoque. Parte delas é usada para a fabricação de produtos intermediários, como resinas e emulsões.
V) Uma fórmula típica para a fabricação de esmalte sintético ou tinta látex necessita mais de 10 componentes para a sua produção.
Em relação às afirmações acima: