MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
Segue um trecho do artigo técnico TÉCNICA DE EXECUÇÃO EM ASSENTAMENTO DE PISOS CERÂMICOS INTERNOS. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
No processo construtivo ou reforma de um apartamento ou casa, engenheiros, arquitetos e assentadores esquecem que o revestimento é um dos itens fundamentais e acabam escolhendo o piso apenas pela estética ou executando de forma incorreta os procedimentos de assentamento, sem conformidade com as normas técnicas: NBR 13753/1996: revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante - Procedimento; NBR 14081/1998: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cerâmica - Especificação. Tais falhas, que podem ir desde a escolha do material a ser utilizado até a limpeza geral da obra, podem comprometer a durabilidade dos pisos cerâmicos, o que gera transtornos e insatisfação de proprietários. Conforme o texto, os engenheiros e demais profissionais da construção civil devem seguir cuidados na hora do assentamento dos revestimentos cerâmicos. Assim considere as afirmações.
I) O contra piso deve estar totalmente curado, limpo, nivelado, desempenado e, se necessário impermeabilizado.
II) O tardoz (lado inferior) da peça cerâmica deve estar com no mínimo 90 % (por cento) da sua área preenchido com argamassa.
III) Peças cerâmicas, pisos, azulejos ou porcelanatos que tenham acima de 900 centímetros quadrados de área devem obrigatoriamente ser aplicadas com a técnica chamada de dupla colagem.
IV) A falta de argamassa colando as peças ao contrapiso podem gerar transtornos aos clientes, pois é uma situação em que as peças podem trincar com o passar do tempo.
V) Quando o rejunte é mal aplicado, mal especificado, usados incorretamente, vários problemas podem ocorrer: corrosão química; elevada porosidade superficial, provocando infiltrações lentas; baixa resistência mecânica, ficando muito friável quando raspado com ferramenta pontiaguda. Devido à infiltração de produtos potencialmente agressivos e água, pode ocorrer deterioração (corrosão) da argamassa de assentamento e manchas de umidade em alguns revestimentos. Ausência de rejunte, falhas e trincas também são causas de manchas de umidade, já que são pontos passíveis de infiltração de água.
Quanto às afirmações acima: