MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
Aglomerante de origem mineral é um produto com constituintes minerais que, para sua aplicação, se apresenta sob forma pulverulenta e que na presença da água forma uma pasta com propriedades aglutinantes, segundo a terminologia da norma NBR. Sobre os aglomerantes minerais, considere as afirmações abaixo.
I) Cal é o nome genérico de um aglomerante simples, resultante da calcinação de rochas calcárias, que se apresentam sob diversas variedades, com caracterÃsticas resultantes da natureza da matéria prima empregada e do processamento conduzido. A calcinação da rocha calcária pura resulta na produção do óxido de cálcio puro.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III)Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma famÃlia de aglomerantes simples, constituÃdos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela calcinação da gipsita natural, constituÃda de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sÃlica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer em razão da formação de uma malha imbricada, de finos cristais de sulfato hidratado.
V) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos. Alguns aglomerantes são considerados especiais, como o Cimento Sorel, Furan, Cimentos Fenólicos, Resinas Epóxi e Enxofre. O enxofre fundido é utilizado satisfatoriamente como aglomerante resistente a ácido. A resina Epóxi, também deriva do fenol e tem excepcionais propriedades de adesão, sendo também utilizadas para reparações de concretos danificados.
Em relação às afirmações acima: