BIOLOGIA EVOLUTIVA


Primeiramente, leia o texto e, em seguida, analise as assertivas abaixo.

Fósseis

Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes de animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos) e vestígios são evidências de sua existência ou de suas atividades (ex.: pegadas). Geralmente ficam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou da planta, as chamadas partes duras (como dentes, ossos e conchas). As partes moles (como vísceras, pele e vasos sanguíneos) preservam-se com muito mais dificuldade. Pode ocorrer também o caso ainda mais raro de ficarem preservadas tanto as partes duras quanto as moles, como no caso de mamutes lanudos que foram encontrados intactos no gelo e de alguns insetos que fossilizam em âmbar. Considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11 mil anos, ou seja, antes do Holoceno, que é a época geológica atual. Restos ou evidências antigas, mas com menos de 11 mil anos, como os sambaquis, são classificados como subfósseis. A Paleontologia, o estudo dos fósseis, divide-se em: Paleozoologia (estudo dos fósseis animais), Paleobotânica (estudo dos fósseis vegetais) e Paleoicnologia (estudo dos icnofósseis, estruturas resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas, sulcos, perfurações ou escavações).

Fonte: Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/O-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html. Acesso em: 23 out.2016.

I) A maioria dos fósseis é constituída apenas pelas partes duras do corpo — dentes, ossos ou conchas. Mesmo estas, para se manterem, terão que se encontrar de algum modo envoltas por um sedimento, o que ocasionalmente poderá ocorrer em terra — numa duna ou numa caverna — mas normalmente se verifica no fundo de um pântano, de um lago ou no mar.

II) Os corais são animais ideais para a fossilização, já que constroem esqueletos de calcário ou de sílica que, já sendo pétreos, podem manter-se intactos nas rochas.

III) Seleção natural é um fenômeno admitido primeiramente por Charles Darwin, como uma consequência da luta pela vida, através do qual a natureza faria a seleção de alguns tipos, os mais adaptados às condições ambientais (clima,forma de vida, hábitos alimentares, maneira de reprodução), em detrimento de outros, que tenderiam à extinção.

Considerando o texto acima e correlacionando-o com as afirmações, pode-se afirmar que está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s) contida(s) em:




  • II e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I e III, apenas.

  • III, apenas.

  • I e II, apenas.