BIOLOGIA EVOLUTIVA


Lamarck

Com o conhecimento atual, a ideia de transmissão de caracteres adquiridos, conforme proposta por Lamarck, é totalmente sem fundamento, pois constitui uma ideia destituída de fundamento científico. É impossível explicar de que maneira o exercício de esticar o pescoço, no caso da girafa, poderia alterar a sequência de bases de DNA, exatamente no segmento dos cromossomos das células germinativas que contém os genes para comprimento de pescoço, de forma a poder ser transmitida aos descendentes.

Com relação à palavra em negrito, destacada no texto acima, podemos afirmar que trata-se de uma:




  • Estrutura nuclear que surge durante a mitose, pela espiralização dos centríolos e que encerra os genes, elementos responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.

  • Estrutura nuclear que surge durante a meiose, pela espiralização dos centríolos e que encerra os genes, elementos responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.

  • Estrutura nuclear que surge durante a mitose, pela espiralização dos cromonemas e que encerra os genes, elementos responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.

  • Estrutura citoplasmática que surge durante a mitose, pela espiralização dos cromonemas e que encerra os genes, elementos responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.

  • Estrutura nuclear que surge durante a meiose, pela espiralização dos cromonemas e que encerra os genes, elementos responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.