BIOLOGIA EVOLUTIVA


O que é evolução?

Etimologicamente, este termo tem origem no latim evolutio, que significa o desdobramento de alguma coisa (antigamente, os pergaminhos). 

O sentido de evolução como processo biológico de transformação só surgiu no século XIX. Neste caso, a evolução consiste em um conjunto de modificações lentas em direção a um determinado sentido, que remete para um desenvolvimento gradual e progressivo. No contexto filosófico, a evolução representa uma alteração progressiva de um ser ou de um sistema em direção a um estado final. A hipótese teleológica indica que a evolução pressupõe um estado inicial e final, onde existe a noção de superação.

Fonte: Disponível em: https://www.significados.com.br/evolucao/. Acesso em: 13 out.2016.

Com o termo evolução, entendemos o tipo de mudança para o qual comumente usamos a palavra desenvolvimento. A evolução orgânica corresponde:




  • de modo geral, ao estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva.

  • ao desenvolvimento do organismo desde o ovo até a fase adulta (psicogênese), senectude e morte. Essa subdivisão da evolução trata das mudanças sofridas pelos seres vivos.

  • ao desenvolvimento do organismo desde o ovo até a fase adulta (ontogênese), senectude e morte. Essa subdivisão da evolução trata das mudanças sofridas pelos seres vivos.

  • aos componentes abióticos, compreendendo todos os organismos que vivem numa determinada área.

  • aos componentes bióticos, compreendendo todos os seres vivos que vivem numa determinada área.