DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL
Considere o documento a seguir.
(...) foi nos arredores das cidades em crescimento, no século XII, que a miséria apareceu. Repentinamente. Como uma coisa intolerável. Isso era conseqüência da migração dos camponeses para a cidade. Na periferia, onde chegavam esses migrantes desenraizados, a solidariedade primitiva estava destruída. (...) É nesse momento, ao fim do século XII, que aparece Francisco de Assis, o homem que encarna uma transformação radical do cristianismo.
(DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Unesp 1998, pp. 32-33.)
O documento estabelece uma relação entre a experiência franciscana e a condição da pobreza na Baixa Idade Média, podendo-se concluir que:
Assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) o documento relaciona pobreza, ordens mendicantes e novas maneiras de viver o cristianismo, denunciando a desigualdade social;
( ) a pobreza, no texto, é um efeito de transformações socioeconômicas; Francisco busca um meio para realizar a imitação de Cristo, sendo fruto de uma opção voluntária;
( ) o documento apresenta os pobres como os despossuídos de bens materiais: camponeses sem terra e sem trabalho e clérigos que renunciaram à riqueza terrena;
( ) a espiritualidade franciscana, no texto, é relacionada às transformações urbanas e positivada como virtude.