FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA APLICADAS À BIOLOGIA


Potenciação

A ideia de potência é muito antiga e desde tempos remotos suas aplicações facilitaram a vida humana auxiliando, tornando possíveis muitas representações matemáticas e solucionando problemas de elevado grau de complexidade. Assim como todas as descobertas do homem, a equação possibilitou novos horizontes e permitiu a expansão dos conhecimentos humanos norteando viagens inimagináveis pelos campos abstratos da Matemática e alicerçando Ciências afins como a Astronomia, Física, Química e Biologia. 

Conceitos antigos dos quais se têm registros datam do século III a.C. por meio do astrônomo e inventor Arquimedes em sua tentativa de calcular quantos grãos de areia seriam necessários para encher o Universo. Nessa época, tinha-se a ideia de que as estrelas limitavam o nosso universo dando-lhe um formato esférico e, ao calcular o volume dessa esfera astronômica, chegaria ao resultado desejado. Após longo estudo e dedicação, Arquimedes conseguiu encontrar um resultado assombrosamente grande em termos de representação numérica e soube que seria impossível demonstrar sua resposta para que outros conseguissem compreendê-la.

Após séria análise detalhada dos números que apareciam no cálculo do volume da esfera gigante, Arquimedes percebeu um fato curioso: havia uma grande repetição de multiplicações que envolviam o número 10. Surgiu então a ideia de representar sua resposta usando potência de base 10. Hoje utilizada como notação científica e aplicada a várias áreas do conhecimento humano, por meio da potência de base dez, podemos escrever a resposta conquistada por Arquimedes como 1063.

Toda notação moderna que se tem de potência teve fundamento com o Matemático francês René Descartes (1596-1650) no século XVII. Descartes, além de suas contribuições referentes à potenciação é também conhecido como Pai da Filosofia e da Matemática Modernas.

Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/matematica/potencias/

Analisando o texto acima e correlacionando essas informações com os estudos da Matemática básica, verifique quantos números distintos há na sequência a seguir (seis representações ): 

Sequência:  24, 42, 4-2 , (-4)2, (-2)4, (-2)-4 

A alternativa CORRETA pode ser verificada em:




  • 2

  • 3

  • 6

  • 5

  • 4