RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Com base em seus conhecimentos sobre a relação entre os recursos energéticos e eficiência energética, leia a questão a seguir e faça o que se pede.

 As proposições a seguir fazem referência às biomassas. Leia-as com atenção e preencha os parênteses com V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas.

 a) ( ) Apesar de tratar-se de uma fonte energética renovável, a opção pela biomassa reproduziu as tradicionais estruturas sócio-espaciais brasileiras. Além disso, determinados tipos de biomassa e a forma como são utilizados os tornam poluentes.

b) ( ) A cana-de-açúcar, matéria-prima usada na produção do álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos no Nordeste e no Sudeste do Brasil. São os estados de Pernambuco e São Paulo os maiores produtores nacionais de cana-de-açúcar.  

c) ( ) O Estado não tem assumido a posição de subsidiário dos usineiros de cana-de-açúcar, o que tem provocado uma redução nos lucros dos empresários e, consequentemente, reforçado os privilégios políticos e econômicos das elites agrárias.

d) ( ) O eucalipto também é muito utilizado na produção do etanol no Brasil. Este ocupou vastas áreas, especialmente da Região Norte, provocando acelerado desmatamento. O etanol vem substituindo o óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesados, devido ao custo - benefício.

e) ( ) A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar é provoca a desestruturação da agricultura familiar.

 A sequência correta é:

 




  • V, V, V, F, F.

  • V, V, F, F, F.

  • F, V, V, F, F.

  • V, F, V, F, F.

  • V, V, F, F, V.