RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Os recursos naturais têm uma importância singular para a manutenção da vida na Terra. Tais recursos podem ser tanto bióticos, quanto abióticos, e formam entre si uma teia de relações, dando origem aos ecossistemas. Toda e qualquer mudança em algum dos elementos do ecossistema é capaz de alterar consideravelmente o equilíbrio do mesmo. 

 De acordo com sua leitura realizada, analise as assertivas abaixo e assinale a que estiver CORRETA:

 

 




  • Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. Os renováveis são recriados naturalmente, enquanto os nãos renováveis exigem grande esforço humano para que sejam repostos.

  • Os recursos naturais renováveis existem em quantidades fixas na natureza, e sua recomposição pode levar milhares de anos para se efetivar.

     

  • Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.

  • O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável muito abundante no mundo. As maiores reservas de petróleo são encontradas nos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.

  • O carvão mineral é um exemplo de recurso natural não renovável, pois é necessário um processo industrial que transforme a celulose até chegar, finalmente, ao ponto de grafita.