FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


Você estudou o tema: “Visão de mundo, paradigmas educacionais e concepções de educação”. Você deve ter percebido que a forma de interpretarmos o mundo em que vivemos está voltada para a visão de ser humano e de mundo que fomos adquirindo no decorrer da história da humanidade.

Analise as assertivas que seguem e, em seguida, assinale a alternativa que traz informações corretas sobre esta visão de ser humano e de mundo adquiridas no caminhar da sociedade.

 

I – Nas sociedades primitivas, os seres humanos viviam em grupos, se organizavam dividindo tarefas e usavam a capacidade intelectual e física para criar, aprender, comunicar-se e realizar ações a sobrevivência.

II – Na Idade Média, a educação era de total responsabilidade da Igreja, cujas escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, ou nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação, conhecida ainda como a grande disseminadora do conhecimento.

III – Na sociedade moderna, há um grande investimento na educação por parte dos empresários, o que acaba com a divisão de classes, momento em que pobres e ricos passaram a ser igualmente tratados.

IV – Na idade moderna, o modo de pensar foi influenciado, sobretudo, por transformações no campo científico e político. A visão de mundo é marcada pela ênfase no indivíduo.

V – Na idade moderna, os jovens aprendem com as experiências dos mais velhos. Os homens ensinam a caça e a pesca aos meninos e as mulheres ensinam as meninas a cuidarem das plantações e do preparo da comida. 

 




  • As alternativas IV e V estão corretas

  • As alternativas II e V estão corretas

  • As alternativas I e III estão corretas

  • As alternativas II e IV estão corretas

  • As alternativas I, II e IV estão corretas