FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto abaixo:

 

Em 1980, quase 60% da população era constituída de pobres (39%) e de indigentes (17%). 56% da população com mais de 10 anos de idade tinha mais de 4 anos de escolarização. Entretanto, 24% eram considerados analfabetos funcionais (mesmo tendo cursado a escola exibiam práticas de analfabetos) e 20% não terminaram a primeira série do ensino básico (OLIVEIRA apud HILSDORF, 2003, p. 127).

 

A compreensão dos dados acima expostos, fez lançar sobre a escola da década de 1980 um olhar problematizador. Partindo do panorama de exclusão social e escolar apresentado por Hilsdorf, julgue os itens a seguir:

 

I À escola desse período colocava-se a questão do cumprimento de seu papel social quanto à conscientização, emancipação e educação das classes menos favorecidas.

II Nesse período, colocou-se a necessidade de uma profunda reforma na estrutura de acesso e permanência à educação básica, nas práticas pedagógicas e na qualidade do ensino.

III A reforma do sistema público proposta nesse período tinha como objetivo a reparação da marginalização e a promoção do atendimento a todos os cidadãos sem distinção de classe social.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • III, somente.

  • I e III.

  • I e II.

  • I, somente.

  • I, II e III.