CONTABILIDADE COMERCIAL


A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), como seu próprio nome indica, destina-se a prestar informações sobre os fluxos financeiros (entradas e saídas de dinheiro) no decorrer do exercício social e possibilita melhor avaliação da capacidade de geração de caixa da empresa e, também, das condições de liquidez e solvência. Portanto, a Demonstração dos Fluxos de Caixa dá maior transparência ao conjunto de demonstrações divulgadas no mercado. 

Assim sendo, analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA:




  • O financiamento de um empreendimento pode ser feito com capital próprio ou capital de terceiros. A geração ou consumo de caixa decorrentes de atividades financeiras concentram os fluxos de capitais de terceiros (instituições financeiras) ou próprio (sócios ou acionistas). Como exemplos de situações das atividades de financiamentos, temos pagamentos de caixa a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade.

  • Os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais têm origem nas principais atividades geradoras de receitas da empresa, que resultam das transações e de outros eventos que são computados na apuração do lucro líquido ou prejuízo.

  • Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, as movimentações das disponibilidades são divididas em três grupos distintos: atividades operacionais, atividades de investimentos e atividades de financiamentos.

  • Fluxo de caixa são as entradas e as saídas de caixa e equivalentes de caixa. Todo fluxo denota movimento, logo a DFC é dinâmica e mostra as variações ocorridas entre os saldos de caixa de dois períodos consecutivos. Para entendermos um fluxo de caixa, é necessário observarmos as operações realizadas pela empresa e outros eventos que afetam o caixa de maneira positiva ou negativa.

  • Entendemos que não é necessário a divulgação dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimentos separada das demais atividades, principalmente na observação do montante de recursos destinados a itens cuja função patrimonial é a geração de fluxos de caixa futuros.