PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


No desenvolvimento do ensino de Geografia e Meio Ambiente é indispensável a utilização de recursos como: livros, revistas e jornais, fotos, televisão, cinema, música, teatro, ambiente empírico entre outros. Sobre a utilização desse recurso de linguagem no processo de aprendizado podemos afirmar:

I - Tais recursos facilitam a compreensão e aproxima os conteúdos estudados da realidade do aluno, tornando a prática pedagógica mais interessante e estimulante.

 II - Proporciona a oportunidade de participação ativa do aluno na construção do seu processo de aprendizagem porque oferece a abertura para que este identifique e relacione os conteúdos estudados com a realidade observada.

 III - Dificulta que o aluno perceba a relação entre o que se aprende em sala de aula e a realidade, além de desperdiçar um importante momento de memorização dos conteúdos.

 IV - Favorece a compreensão de temas mais abstratos por proporcionar ao aluno momentos de análise e reflexão sobre o aprendizado da sala de aula e as relações que desenvolvem no espaço.

 V - O livro didático e o quadro negro não devem ser dispensados, contudo, não são suficientes; o professor deve buscar recursos didáticos estimulantes e coerentes na condução do processo de ensino-aprendizagem.

 A alternativa correta está contida em

 




  • As alternativas I, II, IV, V estão corretas.

  • As alternativas I, II, IV estão corretas.

  • As alternativas I e III estão corretas.

  • As alternativas I e V estão corretas.

  • As alternativas I, III, V estão corretas.