PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


Segundo Fonseca ( 2011, p. 151), é necessária a introdução dos elementos-base de pesquisa científica para os alunos que estão nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, as atividades de campo envolvem uma série de procedimentos que devem ser executados objetivando sucesso nas atividades propostas.

Segundo a afirmação de Fonseca, marque a alternativa correta em relação a finalidade dos trabalhos de campo de investigação e pesquisa científica.





  • É a atividade realizada com a finalidade de não incitar nos alunos o desejo da pesquisa e da descoberta.

  • São as visitas realizadas cuja finalidade é observar meramente as paisagens naturais ou ampliar os conceitos teóricos das disciplinas.

  • É aquelas realizadas tanto no espaço urbano quanto no rural com a finalidade de observar primariamente para a aquisição de conhecimentos acadêmicos, escolares, culturais ou até mesmo de trabalho isolado.

  • São as atividades realizadas às empresas para que os alunos de maneira geral tenham conhecimento específico sobre somente um processo de produção.

  • É a realização de investigação e fenômenos tanto naturais quanto sociais, observação direta de experimentos ou trabalhos empíricos, realização de entrevistas, com a finalidade de desenvolver a pesquisa em qualquer ramo das ciências naturais ou sociais.