PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I
Conforme os estudos do capítulo: Estudo das concepções do ensino de Geografia", marque a sequência que identifica a(s) alternativa(s) correta(s).
Nas décadas de 1960 e 1970 ocorreram importantes mudanças no sistema educacional brasileiro conduzido pela reforma sob a Lei 5692/71. O ensino orientado pela Geografia tradicional pautou a Geografia da sala de aula até aquele momento. Tal concepção estava estabelecida na transferência de conteúdos desatrelados da realidade tanto do aluno quanto do professor. (PORTELINHA 2010). Após o Golpe Militar de 1964, a educação escolar sofreu mudanças cruciais para a construção da nova ordem (regime militar), adequando-a àquele momento histórico.
Podemos citar como mudanças no ensino de Geografia a partir do golpe militar:
I- A disciplina de Geografia de 5ª e 6ª séries fundiu-se com a disciplina de História resultando em Estudos Sociais, com objetivos à formação política dos alunos.
II- Da 7ª série em diante, a Geografia estava presente, porém, com um conteúdo que não promovia a reflexão do aluno; a exigência era apenas de memorização de conteúdos.
III- O professor podia exercer sua atividade com autonomia, estava livre para escolher os conteúdos e planejar suas aulas baseadas em temas mais próximos da realidade vivida pelo aluno, contribuindo para a formação do cidadão crítico.
IV- O projeto de educação, naquele momento, impôs que o professor apenas soubesse transmitir o conteúdo previamente determinado, já selecionado pelos órgãos superiores.
As alternativas corretas são: