BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.

Todo ser vivo está submetido às condições ecológicas de uma determinada área (tanto positiva como negativamente ao seu desenvolvimento). O que varia é a capacidade adaptativa de um grupo em relação a uma adversidade e suas exigências. O ser humano, por exemplo, tem altíssima capacidade de adaptar-se e de modificar o meio, ajustando-o às suas exigências biológicas. Sobre os seres vivos em relação aos fatores ambientais é correto afirmar: 

  1. O limite de tolerância a uma adversidade é igual para todas as espécies. Portanto, onde um determinado grupo não consegue sobreviver, necessariamente será inóspito para outras espécies. A capacidade de adaptação nestes casos é irrelevante.
  2. Para cada espécie existe um limite de tolerância mínimo e máximo para a capacidade de suportar ou de desenvolver alternativas de convivência com determinado problema. Isso pode causar a migração do grupo, sua extinção, ou promover um processo seletivo.
  3. O tamanho de uma determinada população e sua área de sobrevivência pode ter íntima relação com os limites impostos por fatores ambientais que, tanto podem ser conjugados ou apenas um, de tamanha importância, que definirá novos rumos à população.
  4. Quando um fator ecológico é favorável a uma população pode ser desfavorável à outra, ainda que indiretamente, pois se uma população predadora tem sua população aumentada, a outra pode sofrer drástica redução, por servir de alimento à primeira.
  5. A interferência antrópica em um determinado ambiente é sempre benéfica, pela incapacidade de gerar desequilíbrio, provocando a redução ou extermínio de determinadas populações. Do equilíbrio inerente ao humano dependem todas as demais espécies. 

 São corretas apenas as afirmativas: 




  • 2, 3 e 5.

  • 2, 3, 4 e 5.

  • 1, 3, 4 e 5.

  • 3, 4 e 5.

  • 2, 3 e 4.