GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Conforme Brum (2003) o Brasil é um país extenso, onde abundam os recursos naturais, tanto quanto as desigualdades sociais. Para ele o Brasil não é subdesenvolvido, mas sim injusto. Conforme essa afirmação e seus conhecimentos sobre a história agrária do Brasil, assinale a alternativa correta:




  • O grande problema da política brasileira, que auxilia na compreensão dos desequilíbrios sociais, é que seu potencial sempre foi orientado para o atendimento da balança comercial, e não do povo. 

  • A modernização do campo brasileiro se fortaleceu a partir da década de 1960, e os resultados positivos foram o aumento da produtividade. No entanto, o Cerrado acabou barrando o progresso e se tornou a fronteira agrícola do Brasil. 

  • A modernização da agropecuária brasileira foi marcada pela redistribuição de terras por meio de Reforma Agrária. Porém, muitos pequenos proprietários de terras, seduzidos pelas facilidades da vida urbana, abandonaram o campo. 

  • O Brasil teve períodos de maciço investimento em pesquisas para solucionar o visceral problema da fome no país, porém, a Revolução Verde impediu que o melhoramento genético avançasse, sob acusação de prejuízo socioambiental.

  • O Brasil poderia ter progredido e aproveitado muito seu potencial agrícola, porém, a Ditadura Militar impôs o fim às pesquisas agropecuárias no país, o que até a atualidade não foi retomado.