GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”. 

Há, no Brasil, uma relação direta entre o passado colonial, a distribuição de terras entre pequenos, médios e grandes proprietários, e ainda entre os conflitos no meio rural pelo acesso à terra. Observe o gráfico a seguir sobre a distribuição de imóveis rurais no Brasil e, de acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa correta, a seguir, quanto a distribuição das terras no Brasil:




  • O gráfico mostra a evolução das áreas menores em relação aos grandes latifúndios, um alento aos pequenos e médios proprietários, já que a distribuição dos imóveis já foi muito desequilibrada.

  • O gráfico denuncia que a maior parte das terras brasileiras está sob posse de grandes proprietários e que as terras estão mais concentradas na Região Centro-Oeste do país.

  • O gráfico apresenta a Região Sul como tendo a maior quantidade de pequenas propriedades, o que se explica pela relação direta com a História, já que essa região foi uma grande capitania hereditária. 

  • O gráfico mostra o domínio dos grandes agricultores e maiores imóveis rurais na Região Sudeste, o que pode ser explicitado, inclusive, pelos problemas urbanos da região, os mais graves do país. 

  • O gráfico revela as desigualdades entre grandes, médias e pequenas propriedades, provando que há maior quantidade de grandes fazendas, porém, que elas ocupam menor área, se comparado às demais.