BIOGEOGRAFIA


Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “Degradação ambiental: as consequências da ação antrópica sobre os recursos naturais”.

O desflorestamento no Brasil data do início do processo de colonização, com a exploração do Pau-Brasil e remoção da Mata Atlântica para introdução da monocultura de cana-de-açúcar.  A cobiça de Portugal pela floresta pode ser explicada tanto pelo fácil acesso graças à localização, quanto aos preços alcançados na Europa para esses produtos vegetais. Quanto à exploração das riquezas naturais do Brasil assinale o que é correto:




  • A Biopirataria foi uma prática comum nos tempos da colonização, quando os capitães donatários se apropriavam indevidamente de espécies animais e vegetais, principalmente, da Amazônia. As chamadas drogas do sertão representavam os produtos importados de maior valor comercial em Portugal.

     

  • A mineração no Brasil foi a principal causa do desflorestamento, desde a colonização. A exploração em larga escala de metais, especialmente, ouro e prata, inauguraram um período de devastação sem precedentes na História do país. Essa atividade econômica ainda é a maior causadora do desmatamento no País. 

  • Hoje em dia a Mata Atlântica está, praticamente, extinta, pois a “rapinagem” desordenada de madeira inaugurou um período de retração dos recursos florísticos desse que é um dos biomas mais ricos do país. A biopirataria, além da biodiversidade, também se apropria das culturas e saberes das comunidades nativas. 

  • Apesar da quase devastação da Mata Atlântica, o solo desnudo desse Bioma, por ser extremamente fértil, passou a ser utilizado para o cultivo de espécies endêmicas, visando a alta lucratividade dos mesmos no mercado internacional. As imensas plantações de Pau-Brasil dominavam a paisagem Brasil Colônia. 

  • À época da colonização o potencial de uma colônia conquistada era medido por sua biodiversidade. Quanto mais rica a vegetação, maiores eram os interesses, já que a biopirataria se pautava na busca a espécies endêmicas, exóticas, muito valorizadas em países como Índia e China.