EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Para responder esta questão, leia a citação com atenção e responda o que se pede.

Etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo. No início [...] comentamos que a utilização de todos os sentidos não é comum em nosso dia a dia na escola, principalmente quando lidamos com crianças maiores de seis anos de idade. Entretanto, no atual contexto educacional, em que discutimos a educação na perspectiva inclusiva, percebemos a necessidade de refletirmos sobre a estimulação sensorial, considerando não somente as necessidades educacionais especiais, mas principalmente o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos. (ALMEIDA, 2011, p. 132/133)

A leitura cuidadosa da citação acima, nos permite inferir que:




  • A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.

  • A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.

  • A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.

  • A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.

  • A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.