AVALIAÇÃO EDUCACIONAL


A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que: 




  • As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.

  • As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.

  • As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.

  • Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.

  • Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.