LINGUÍSTICA II


A correlação verbal constitui uma espécie de coerência que deve haver entre as formas verbais utilizadas em uma frase ou sequência de frases. Ou seja, é preciso que haja articulação temporal entre os verbos, que eles se correspondam, de maneira que expressem as ideias sem prejuízo de sentido. Sendo assim, leia os trechos a seguir:

 

Trecho 1

 

Na faculdade que fiz, eu fui levando as disciplinas sem a preocupação de aprender os conteúdos. Na verdade, eu colava na prova, pedia para meus amigos colocarem o meu nome nos trabalhos que eles tinham feito e raramente estudava, pois o que eu queria mesmo era o título da graduação. Se eu tivesse estudado mais, não estarei nessa situação de desemprego.

 

Trecho 2

 

Na faculdade que fiz, eu fui levando as disciplinas sem a preocupação de aprender os conteúdos. Na verdade, eu colava na prova, pedia para meus amigos colocarem o meu nome nos trabalhos que eles tinham feito e raramente estudava, pois o que eu queria mesmo era o título da graduação. Se eu tivesse estudado mais, não estaria nessa situação de desemprego.

 

Com base nos estudos sobre a correlação entre os tempos verbais, analise as afirmativas a seguir:

 

I) Há articulação temporal entre os verbos apresentados no Trecho 1, sendo possível perceber que eles se correspondem, ou seja, eles expressam as ideias sem prejuízo de sentido.

II) Há articulação temporal entre os verbos apresentados no Trecho 2, sendo possível perceber que eles se correspondem, ou seja, eles expressam as ideias sem prejuízo de sentido.

III) O verbo “tivesse” mostra que o autor está se referindo a uma ação que poderia ter sido realizada no passado, mas que não foi. Assim, ele enuncia um desejo que o autor tem agora em relação ao passado.

IV) O verbo “estaria” enuncia um fato que poderia ter ocorrido caso o desejo enunciado pelo verbo “tivesse” tivesse ocorrido. Assim, o verbo “estaria” expressa uma ação condicionada, ou seja, que depende de algo, ao se referir a um fato que não se realizou e que, provavelmente, não se realizará.

V) O verbo “estarei” enuncia um fato que irá ocorrer em decorrência do desejo enunciado pelo verbo “tivesse”. Assim, o verbo “estarei” é utilizado para expressar certeza, não deixando dúvidas, o que torna a frase coerente.

 

 

Estão corretas as afirmativas:




  • II, III e V.

  • I, III e IV.

  • III, IV e V.

  • I, II e IV.

  • II, III e IV.