LINGUÍSTICA II


Leia os trechos, a seguir, observando que eles apresentam um final diferente:

 

Trecho 1

O ensino superior brasileiro é composto de cursos de graduação e de pós-graduação. A graduação possui cursos de licenciatura e cursos de bacharelado. Os cursos de licenciatura formam profissionais para o ensino da educação básica. A qualidade do ensino depende da qualidade da graduação.

 

Trecho 2       

O ensino superior brasileiro é composto de cursos de graduação e de pós-graduação. A graduação possui cursos de licenciatura e cursos de bacharelado. Os cursos de licenciatura formam profissionais para o ensino da educação básica. E os de bacharelado para o exercício de atividade acadêmica ou profissional.

 

Observando esses trechos e considerando-se o estudo realizado a respeito da coesão sequencial, no que se refere à progressão temática, analise as afirmações a seguir.

 

I) Ambos os trechos são exemplos de progressão temática linear, tendo em vista que todo rema de um enunciado passa a tema do seguinte, o rema deste a tema do seguinte, e assim por diante. Como exemplo, podemos citar, no trecho 2, que o tema da sentença “E os de bacharelado” é rema da sentença anterior “formam profissionais para o ensino da educação básica”.

 

II) No trecho 1, o tema da sentença “Os cursos de licenciatura” conecta-se com o rema da sentença anterior “possui cursos de licenciatura e cursos de bacharelado”. Remissivamente, o tema da sentença “A graduação” conecta-se com o rema da sentença “é composto de cursos de graduação e de pós-graduação”. Porém, ao analisar o rema “A qualidade de ensino” percebe-se uma aparente falta de conexão temática com o rema anterior. Sendo assim, temos um exemplo de progressão com salto temático, tendo em vista que o enunciado sofreu uma aparente quebra.

 

III) No trecho 2, o tema da sentença “E os de bacharelado” e o da sentença “Os cursos de licenciatura” conectam-se com o rema da sentença anterior “possui cursos de licenciatura e cursos de bacharelado”. Remissivamente, o tema da sentença “A graduação” conecta-se com o rema da sentença “é composto de cursos de graduação e de pós-graduação”. Sendo assim, temos um caso de progressão com tema derivado.

 

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões) contida(s) em:




  • I.

  • I e III.

  • II.

  • II e III.

  • I e II.