LINGUÍSTICA II


Leia os dois textos a seguir:

 

Texto 1

Mesmo zangada pela bagunça deixada na casa toda, Branca de Neve começa a arrumar cada um dos cômodos. Neste momento, Atchim e Dengoso chegam mais cedo do trabalho na mina e se deitam no sofá. A princesa fica indignada e começa a esbravejar “Não, não, não! Vão tomar banho primeiro! Nada de sujarem o sofá”. Os pequenos, apesar de chateados, obedecem a amiga. Depois de bem limpinhos, os anões voltam para a poltrona e ligam a televisão. Ela, então, fica satisfeita e para de brigar com eles.

 

Texto 2

Mesmo zangada pela bagunça deixada na casa toda, Branca de Neve começa a arrumar cada um dos cômodos. Neste momento, Atchim e Dengoso chegam mais cedo do trabalho na mina e se deitam no sofá. A mulher fica indignada e começa a esbravejar “Não, não, não! Vão tomar banho primeiro! Nada de sujarem o sofá”. Os baixotes, apesar de chateados, obedecem a mandona. Depois de bem limpinhos, os nanicos voltam para a poltrona e ligam a televisão. Ela, então, fica satisfeita e para de brigar com eles.

 

Baseando-se nos conteúdos estudados e analisando os textos 1 e 2, pode-se considerar: 

  1. No texto 1, o referente Branca de Neve e suas formas remissivas: “a princesa”, “ a amiga” e “ela” estão de acordo com a história original de “Branca de Neve e os sete anões”. Revelam, ainda, que, a partir deste texto 1, Branca de Neve pode ser avaliada de forma positiva.
  2. No texto 2, o referente Branca de Neve e suas formas remissivas: “a mulher”, “a mandona” e “ela” estão em desacordo com a história original de “Branca de Neve e os sete anões”. Revelam, ainda, que, a partir deste texto 2, Branca de Neve pode ser avaliada de forma negativa.
  3. No texto 1, os referentes Atchim e Dengoso e suas formas remissivas: “os pequenos”, “os anões” e “eles” estão de acordo com a história original de “Branca de Neve e os sete anões”. Além disso, revelam que, a partir deste texto 1, Atchim e Dengoso podem ser avaliados de forma positiva.
  4. No texto 2, os referentes Atchim e Dengoso e suas formas remissivas: “os baixotes”, “os nanicos” e “eles” estão em desacordo com a história original de “Branca de Neve e os sete anões”. Além disso, revelam que, a partir deste texto 2, Atchim e Dengoso podem ser avaliados de forma negativa.
  5. A alternância das formas remissivas permite apresentar um indivíduo (ou algo) de acordo com suas diversas facetas. Ele pode ser constituído de maneiras diferentes no texto e essas maneiras possibilitam inferências avaliadoras tanto sobre ele, quanto sobre o próprio sujeito do discurso. Mas, não se trata, simplesmente, de dizer a mesma coisa de maneiras diferentes.

 

Assinale a alternativa que melhor avalia as afirmativas:

 




  • Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas, a afirmativa 5 as fundamenta.

  • Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas, a afirmativa 5 as fundamenta.

  • As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas, a afirmativa 5 não estabelece relação com elas.

  • As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão incorretas, a afirmativa 5 está correta.

  • As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas, a afirmativa 5 as fundamenta.