LINGUÍSTICA II


Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:

 

Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.

 

Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:

 

Trecho 1

Nova espécie de ave é descoberta na Grande SP

 

O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista.

 

O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.

 (KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)

 

Trecho 2

O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.

(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124- 125)

 

Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.

 

I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.

 

II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.

 

III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.

 

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões):




  • I, II e III.

  • I, apenas.

  • II e III. 

  • I e III.

  • I e II.