POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA


O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.

Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

 

(   ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio dos diferentes e não dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.

(   ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política em nossa vida e em nosso cotidiano.

(    ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum  é imprescindível.

(   )  É de grande importância o conhecimento sobre  as políticas públicas e sobre o papel do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.

(    ) O conceito de política  não está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.

 

 

A sequência correta é:




  • V,F,V,V,F

  • V,V,V,F,F

  • V,V,V,V,F

  • F,V,V,V,V

  • F,V,V,V,F