FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Bento (2013, p. 75) nos coloca uma série de perguntas: “Porque será que tantos milhões de pessoas se dirigem cada vez mais para os cenários formais e informais das práticas desportivas? Porque razão é que ginásios, piscinas, estúdios de condição física e de ginástica aeróbica, assim como os locais mais aprazíveis e menos poluídos das nossas cidades são diariamente invadidos por jovens, adultos e idosos, por homens e mulheres, por indivíduos portadores de menores ou maiores deficiências e anormalidades?”

A partir destas inquietações do autor e de seus argumentos desenvolvidos no capítulo oito, podemos afirmar que:

I – O aparecimento do esporte moderno é que possibilitou o ser humano a se conhecer melhor, pois a competição exacerbada nos auxilia a melhorar nossa relação com os adversários e superar dificuldades.

II – O esporte (ou desporto) é um dos principais fenômenos sociais da sociedade moderna, afetando pessoas de todas as idades, de todos os graus de instrução, das mais variadas concepções intelectuais e das mais variadas condições socioeconômicas.

III – O conhecimento e a prática do esporte (ou desporto) podem permitir, dentre outras coisas, uma vivência de melhor qualidade, estando presentes elegância, gestos de civilidade, aprendizado de valores e a explicitação do sentido de trabalho em equipe.

IV – O esporte (ou desporto) é um fenômeno antropológico presente em toda a história do desenvolvimento humano, auxiliando o homem a descobrir a importância e a vivência de sua característica relacional com outros seres.

Pelos argumentos desenvolvidos, é correto o que se afirma em:




  • I, III e IV

  • II, III e IV.

  • I e III apenas.

  • I, II e IV

  • II e IV apenas.