FORMAÇÃO GERAL XVII


A ética é retratada no mundo jurídico por meio de um princípio chamado de boa-fé objetiva”, presente no artigo 422 do Código Civil Brasileiro: Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. O que quer dizer a expressão “boa-fé” explicitada nesse artigo?




  • Significa agir legalmente; agir sem ofensa a lei; agir sem intenção dolosa; agir sem transparência e honestidade; ser honesto; usar da lealdade, da franqueza, da verdade, do certo.

  • Significa agir legalmente; agir sem ofensa a lei; agir sem intenção dolosa; agir com lisura e honestidade; ser honesto; usar da lealdade, da franqueza, da verdade, do certo.

  • Significa sem ofensa a lei; agir sem intenção dolosa; agir com lisura e honestidade; ser honesto; usar da deslealdade, da franqueza, não se preocupando muito com a verdade.

  • Significa agir legalmente; agir sem muita preocupação com a lei; agir sem intenção dolosa; agir com lisura e honestidade; ser honesto; usar da lealdade, da franqueza, da verdade, do certo.

  • Significa agir legalmente; agir sem ofensa a lei; agir com intenção dolosa; agir com lisura e desonestidade; usar da lealdade, da franqueza, da verdade, do certo.