ESTUDOS GRAMATICAIS
"Nos estudos linguísticos, em especial na disciplina ou na ciência denominada Linguística, são estudadas as variantes linguísticas, dentre as quais as mais conhecidas são a variante histórica, a geográfica e a social, cada qual com suas divisões ou subdivisões. Na variante social, a dicotomia que mais se destaca, ou para a qual mais se chama a atenção, é a dupla língua padrão e língua coloquial" (MAMEDE, 2017, p. 3).
Conforme o autor supracitado, use:
(1) para as características da língua padrão
(2) para as características da língua coloquial
( ) Da conversa diária, entre os falantes. Em casa, em família, com os vizinhos e os amigos, na escola, no trabalho, na rua.
( ) Adquirida desde a infância, por isso é chamada de língua materna, por ser, tradicionalmente, a mãe a primeira a ensinar a criancinha a falar.
( ) Escrita e pronúncia conforme nas gramáticas, nos dicionários e na tradição de emprego pelas pessoas cultas.
( ) É uma linguagem pensada, ensaiada, cuidada, que pode ser alterada, modificada, transformada no decorrer do discurso.
( ) Neste nível da língua não se considera o conceito dicotômico de certo e errado. Com base nisso, que os linguistas afirmam que na língua não existe erro.
( ) O emissor, na fala ou na escrita, pensa antes de se expressar. Simplesmente cuida da correção da linguagem.
( ) As palavras ou os termos empregados são adquiridos individualmente, conforme o grau de estudo e de leitura de seu usuário.
( ) A língua é articulada ou emitida com a naturalidade própria do falante, com seu linguajar decorrente de sua cultura, antropologicamente falando.
( ) De emprego literário, jornalístico, científico, didático, jurídico. É o nível empregado e praticado nos setores cultos e formais da sociedade.
( ) São palavras do quotidiano, aprendidas no dia a dia, de domínio de todos os falantes de um grupo ou de uma comunidade.
A sequência correta é: