A característica controladora, que é atribuída à função do diretor escolar, se justifica pela delimitação das formas de poder exercidas por ele numa visão de administração escolar tradicional. Nessa visão:
a função do diretor é essencialmente a gestão de recursos humanos, potencializando o capital humano, respeitando as diferentes opiniões e acatando sugestões que possam contribuir para o bem comum.
a função do diretor é essencialmente social, a qual visa proporcionar “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, direitos instituídos pela Constituição Federal.
a função do diretor é essencialmente a gestão de pessoas, ou seja, tem como objetivo administrar os comportamentos internos e gerir os recursos humanos, mediando situações de conflito.
a função do diretor é essencialmente a de líder, promovendo a participação, a capacitação, o envolvimento e o desenvolvimento de funcionários em torno de objetivos a serem alcançados na superação de problemas.
a função do diretor é essencialmente técnica e privilegia os objetivos da organização e de suas legislações e normas, além da racionalidade comunicativa que dá ênfase aos objetivos dos indivíduos e sua subjetividade.