FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.

 

(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)

 

De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:




  • a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.

  • a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.

  • a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.

  • a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.  

  • a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.