FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


Atualmente, o conceito de cultura é analisado sob uma perspectiva bilateral: o homem cria a cultura e é influenciado por ela. A socialização, como visto, pressupõe o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, necessários ao ajustamento social, tornando-o membro de uma determinada cultura; logo, é possível admitir que comportamentos podem, em boa parte, ser desencadeados por uma forma aprendida de agir ou reagir, fruto de uma visão de mundo - cultura. [...] a necessidade do indivíduo perceber a sua cultura, para poder assimilá-la, tornar-se parte dela e transformá-la. Esta posição reforça a ideia de aprendizado social, fruto dos processos de socialização que podem admitir a hipótese de serem planejados, via ações educacionais escolares primordialmente, para favorecer o processo de preparo de pessoas para o desempenho de papéis sociais positivos, construtivos garantidores de melhoria da qualidade de vida do ser humano.

 

Fonte: Duarte, C. Z. C. G., Werneck, V. R. & Cardoso, J. A. R. A relação entre cultura e educação. Psicologia e Saber Social, 2(2), 204-216, 2013. Adaptado.

 

A partir do texto, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta:

 

I. Percebe-se uma exigência de reflexão por parte dos educadores(as) para que sejam levados(as) a escolher, a optar entre os hábitos, costumes, comportamentos sociais, que possam colaborar com seus objetivos de transformação da realidade, distinguindo-os(as) dos que se constituem em empecilho para o seu agir educativo.

Porque

II. A educação que se coloca como transformadora, visa o aprimoramento do indivíduo como pessoa humana, tanto em relação ao bem-estar físico, a racionalidade, a liberdade psicológica e a sensibilidade/afetividade, quanto no que diz respeito ao desenvolvimento da sua personalidade individual e sua identidade.




  • As duas assertivas são corretas e a segunda não é justificativa correta da primeira.

  • As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa correta da primeira.

  • As duas assertivas são incorretas.

  • A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.

  • A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.