Apesar de podermos reconhecer em cada organização um modelo particular de gestão de pessoas, um olhar mais cuidadoso perceberá padrões de adoção de práticas que são, na verdade, compartilhadas por comunidades de organizações.Torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização, seu dinamismo, interação interna e externas, em um processo contínuo de mudança e adaptação. O sistema de uma organização pode ser considerado como:
Um sistema aberto e fechado em decorrência das interações da organização tanto no aspecto interno como externo da sociedade, além da supervalorização do processo de produção em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto devido a relação dinâmica que essa organização tem com o seu ambiente, além do processo de transformação de insumos e matérias primas em produtos e/ou serviços.
Um sistema fechado devido a relação horizontalizada com o ambiente interno e verticalizada com o ambiente externo.
Um sistema semiaberto devido a relação dinâmica processual que a organização tem com o seu ambiente interno, além do processo de transformação de insumos em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto devido a relação estática dos processos de trabalho da organização em um ambiente de restritivas interações.