LIBRAS


Ao longo da história da educação de surdos, destacaram-se três correntes pedagógicas que continuam presentes ainda hoje, em maior ou menor intensidade, nas instituições e/ou escolas que atendem alunos surdos. São elas: Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo.

No parênteses, a seguir, escreva 1 quando corresponder ao Oralismo, 2 quando corresponder a Comunicação Total, e 3 quando corresponder ao Bilinguismo:


(  ) Caracteriza-se pelo uso simultâneo de sinais e da fala, porém os sinais são utilizados dentro da estrutura da Língua Portuguesa.

(  ) Preconiza-se à integração dos surdos com os ouvintes exclusivamente por meio da língua oral.

(  ) Eulália Fernandes explica que o indivíduo surdo pode ser usuário de duas línguas: língua de sinais – língua natural e de fácil acesso à pessoa surda constituindo-se, portanto, sua primeira língua, e a língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.

(  ) Acredita-se que língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos consigam, então, ser uma comunidade linguisticamente minoritária e não um desvio da normalidade.

( ) Refere-se à normalização da pessoa surda e ao convívio dessas pessoas com os ouvintes, trabalhando exclusivamente o treinamento de fala, nessa proposta os surdos são considerados deficientes.

 

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA, 




  • 3, 1, 1, 2, 1

  • 2, 1, 2, 3, 2

  • 2, 1, 3, 3, 1

  • 3, 2, 2, 1, 3

  • 1, 2, 3, 3, 1