METODOLOGIA DE ENSINO DA GINÁSTICA


Podemos conceituar a força como:




  • A capacidade que permite executar movimentos com grande amplitude, e por isso, é expressa pela maior amplitude possível do movimento voluntário de uma articulação, ou combinações de articulações num determinado sentido.

  • A capacidade manter o corpo no espaço o mais rápido possível  e de realizar trocas lentas de direção, mudando o centro de gravidade de posição, perdendo o equilíbrio e a coordenação dos movimentos de todo o corpo.

  • A capacidade física que permite efetuar um esforço estático ou dinâmico durante um tempo considerável, resistindo a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez, sem diminuir a qualidade do trabalho A capacidade que permite realizar gestos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

  • A capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos. Envolve a capacidade do sistema neuromuscular em exercer uma tensão contra uma resistência, vencendo-a ou não.

  • A capacidade de deslocar o corpo no espaço o mais rápido possível de realizar trocas rápidas de direção e sentido, mudando o centro de gravidade de posição, sem perder o equilíbrio e a coordenação dos movimentos de todo o corpo ou parte dele.