O PROJETO COLONIZADOR NO BRASIL
O estudo do período colonial de nossa história passa, inevitavelmente, pela análise do desenvolvimento social e econômico da capitania mais singular, embora negligenciada pela sua metrópole: nos referimos à Capitania de São Vicente. Dos ideais de progresso material que animavam os habitantes dessa localidade colonial, o mais relevante foi o chamado sertanismo de contrato. O movimento de expansão conhecido como bandeirantismo evidenciou a ação colonizadora dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII.
Sobre esse assunto, analise as seguintes assertivas:
I- Pretendendo apresar (aprisionar) o índio para utilizá-lo como mão-de-obra, ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o bandeirismo foi importante para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
II- Os bandeirantes formavam uma empresa organizada e mantida pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o território espanhol que os portugueses julgavam ser deles.
III- O grupo dos bandeirante apresadores se organizavam dentre de uma estrutura interna militarizada e eram constituídos, absolutamente, por pessoas brancas, europeias, nomeadas pelo rei.
IV - O reconhecimento dos tratados de limites com a Espanha se deve, em grande parte, ao bandeirismo no século XVII; elemento desbravador das fronteiras internas do território pretendido por Portugal.
Assinale a alternativa que possui as assertivas corretas: