A QUESTÃO INDIGENA NAS AMÉRICAS


Leia com atenção:


A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores. [...] O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo a sobrevivência e a qualidade de vida das sociedades que o habitam. (IBGE, 2016)

 

A questão indígena no Brasil se desenrola atualmente com um saldo negativo para os índios. Um dos principais problemas envolve a demarcação de suas terras, cujo direito de posse efetiva já foi oficialmente reconhecido, mas esbarra na burocracia da política brasileira e nos interesses econômicos do capital nacional e multinacional de “invasores”. De modo geral, essas invasões estão relacionadas, principalmente: 




  • aos benefícios fiscais e financeiros, à criação de cooperativas de alimentos, à extração do pré-sal e à construção de complexos esportivos.

  • à criação de reservas naturais e parques ecológicos, à extração madeireira e à construção de usinas hidrelétricas.

  • à interiorização do gado, à exploração da cana-de açúcar, à atividade mineradora e à construção de ferrovias.

  • à preservação ambiental, à valorização da cultura indígena, ao uso comunitário da terra, à autonomia do uso dos recursos naturais.

  • à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e usinas hidrelétricas.