ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA


O Aspidoscelis sp é um gênero de lagartos encontrados nas regiões desérticas da Ásia e dos Estados Unidos. Eles apresentam uma forma curiosa de reprodução: as fêmeas passam por um processo chamado pseudocópula, no qual não ocorre cópula, mas o simples toque ou raspão de outra fêmea estimula a liberação de hormônios e a transformação das células reprodutoras femininas em embrião, que dará origem à um indivíduo adulto tal como a mãe.

 

A respeito da reprodução das fêmeas de Aspidoscelis sp, trata-se de:




  • um tipo de reprodução sexuada, onde os indivíduos gerados serão geneticamente idênticos à fêmea. O processo descrito é chamado de partenogênese.

  • um tipo de reprodução assexuada, onde os indivíduos serão geneticamente idênticos à fêmea que os gerou. Esta reprodução é chamada de neotenia.

  • um tipo de reprodução sexuada, onde os indivíduos gerados serão geneticamente diferentes da progenitora. O nome dado ao processo é partenogênese.

  • um tipo de reprodução sexuada, onde os indivíduos gerados serão geneticamente idênticos à fêmea. O tipo de reprodução descrita é a neotenia.

  • um tipo de reprodução assexuada, onde os indivíduos gerados serão geneticamente idênticos à fêmea. O processo descrito é chamado de partenogênese.