GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA
Qualquer que seja a natureza de uma rocha, magmática, metamórfica ou sedimentar, ela passará por diferentes processos de intemperismo que irão originar diversos tipos de sedimentos. Intemperismo é o conjunto de transformações de origem física (desagregação) ou química (decomposição), atuantes nas rochas. Os fatores que controlam a ação do intemperismo são o clima, como por exemplo, a variação sazonal da chuva e da temperatura, e ainda o relevo, este último influindo no regime de infiltração e drenagem das águas. Os detritos são retirados da rocha matriz pela ação do intemperismo e levados para regiões mais baixas, por meio de agentes transportadores como água, vento e até mesmo geleiras, sendo depositados por fim, em bacias sedimentares. Uma vez depositado, o material sedimentar passa a responder às condições de um novo ambiente, o da diagênese.
A partir do texto, analise as assertivas que seguem:
I) Diagênese é o nome dado ao conjunto de transformações que o depósito sedimentar sofre após a deposição, consistindo em mudanças nas condições de pressão, temperatura, pH e pressão de água, ocorrendo dissoluções e precipitações a partir das soluções aquosas existentes nos poros.
II) O processo de diagênese termina na transformação do depósito sedimentar inconsolidado em rocha metamórfica, como o gnaisse.
III) Uma rocha sedimentar pode ser formada por grão ou partícula, que corresponde à fração clástica principal, que dará o nome à rocha.
IV) Por matriz entende-se o material clástico fino entre os grãos de um arenito, como silte e/ou argila, que formam alguns tipos de rocha sedimentares.
V) Por cimento entende-se a composição minero-química que une os grãos, como uma massa de quartzo ou calcita.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas: