CONTABILIDADE AVANÇADA


De um modo geral, equivalência patrimonial é a alteração do valor contábil das participações societárias registradas no Ativo Não Circulante - Investimentos, pela investidora, conforme o aumento ou a diminuição do Patrimônio Líquido da investida. 

Sobre o Método de Avaliação de Investimentos pela Equivalência Patrimonial, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 (    ) O Método da Equivalência Patrimonial (MEP) consiste na atualização do valor dos investimentos feitos em sociedades controladas, coligadas e em suas equiparadas situadas no Brasil ou no exterior, com base na variação ocorrida no Patrimônio Líquido das respectivas sociedades controladas, coligadas e de suas equiparadas.

(    ) Trata-se de um método de avaliação de investimentos, assim denominado pela Lei nº 6.404/76, que consiste na avaliação pelo valor do Patrimônio Líquido, de modo que o valor do investimento se mantenha equivalente ao percentual de participação da investidora no valor do Patrimônio Líquido de sua investida.

(    ) O método é obrigatório, de acordo com o determinado no art. 248 da Lei nº 6.404/76 (com as alterações introduzidas pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09) para os investimentos em controladas, coligadas, sociedades que fazem parte de um mesmo grupo e sociedades que estejam sob controle comum.

(    ) A avaliação de investimentos pelo método do custo de aquisição consiste em atribuir ao investimento o valor originalmente pago por ele, e quando couber, acrescer a correção monetária, a variação cambial e os juros, e deduzir a provisão para ajustá-lo ao valor de mercado ou à Provisão para Perdas.




  • F, F, V, F.

  • V, F, F, F.

  • V, V, V, V.

  • V, V, F, V.

  • F, F, F, V.