CONTABILIDADE AVANÇADA


Existem algumas situações especiais que afetam a elaboração da DVA; por exemplo, a depreciação de itens avaliados ou reavaliados ao valor justo, na qual a avaliação de ativos ao seu valor justo ou a reavaliação provoca mudanças na estrutura patrimonial da empresa. As referidas alterações promovem efeitos tributários que devem ser registrados contabilmente. Desta forma, a realização de ativos reavaliados ou avaliados ao seu valor justo afeta os resultados da empresa, e por consequência a DVA. 

Sabendo que existem outras situações que afetam diretamente a elaboração da DVA, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:




  • As normas legais vigentes permitem a transferência da responsabilidade (parcial ou total) tributária a um terceiro, desde que vinculado ao fato gerador do tributo, por meio de duas formas, onde uma delas é a Substituição Tributária Progressiva, onde ocorre a antecipação do pagamento do tributo devido apenas na operação seguinte. Para o substituto tributário (fabricante ou importador), o valor do imposto antecipado primeiro é incluído e depois deduzido do faturamento.

  • Substituição Tributária Regressiva: ocorre com a antecipação do pagamento do tributo devido apenas na operação seguinte. Para o substituto tributário (fabricante ou importador), o valor do imposto antecipado primeiro é incluído e depois deduzido do faturamento.

  • Os ajustes de exercícios anteriores dispensam adaptação na DVA relativa ao período mais antigo apresentado, da mesma forma que os valores comparativos apresentados.

  • A construção de ativos na empresa destinada a uso próprio é procedimento comum e engloba a utilização de recursos externos (materiais etc.) e internos (mão de obra). Na elaboração da DVA, o valor contábil dessa construção não será considerado receita, pois não se equipara à produção vendida para a própria empresa.

  • A DVA, embora elaborada a partir da DRE, também se estrutura a partir da Demonstração dos Fluxos de Caixa na parte em que movimentações nesta conta dizem respeito à distribuição do resultado do exercício apurado na demonstração própria. Embora seja permitida pela entidade a distribuição de lucros relativos a exercícios anteriores ou vigentes para a elaboração da DVA, deverão ser considerados apenas os dividendos apurados com base nos resultados do próprio período.