CONTABILIDADE AVANÇADA


Por suas características naturais, alguns itens não afetam diretamente o caixa. O fato contábil deles decorrentes não gera entradas ou saídas de caixa. Os itens referentes às transações de investimento e financiamento que não afetam o uso de caixa ou equivalentes de caixa não são objeto de inclusão na demonstração dos fluxos de caixa, mas são divulgadas em notas explicativas. 

Sobre os itens que não afetam diretamente o caixa, analise os itens a seguir:

 I - Alguns exemplos de transações que não envolvem o caixa ou o equivalente de caixa são a transferência de direitos a receber ou de valores a pagar do longo para o curto prazo.

II - Temos ainda os encargos de depreciação, amortização ou exaustão de bens e direitos do ativo imobilizado que geram a diminuição dos ativos por sua utilização ou desgaste natural e o consequente aumento de despesas ou custo de produção sem transitar pelo caixa.

III - O resultado de equivalência patrimonial decorrente da avaliação de investimentos em coligadas e controladas, que também não afetam o caixa.

IV - Amortização de empréstimos e financiamentos, incluindo debêntures emitidas, hipotecas, mútuos e outros empréstimos de curto e longo prazo também são operações que não afetam diretamente o caixa ou seus equivalentes.

 Está correto o que se afirma em: 




  • II e III, apenas.

  • I, III e IV, apenas.

  • II e IV, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II e III, apenas.