CONTABILIDADE AVANÇADA


Uma entidade pode apresentar suas demonstrações contábeis em qualquer moeda (ou moedas). Mas aqui vale uma observação: nada impede da apresentação ser em qualquer moeda, desde que respeitada as legislações vigentes no território em que a empresa esteja instalada, por exemplo, uma empresa com diversos investimentos e que precisa demonstrar seus relatórios contábeis no Brasil, deverá respeitar as legislações aqui vigentes. 

Sabendo disto, é INCORRETO afirmar que:




  • Para as entidades que possuem entidades no exterior, os resultados e os balanços são convertidos para uma moeda de apresentação para receber os valores das demonstrações desta entidade e na aplicação da equivalência patrimonial, a investidora irá reconhecer diretamente em seu patrimônio líquido o resultado de equivalência.

  • As variações cambiais tratadas neste item não são reconhecidas no resultado, pois as mudanças nas taxas cambiais têm grande efeito direto sobre os fluxos de caixa atuais e futuros de operações.

  • Quando a moeda de apresentação das demonstrações contábeis for diferente da moeda funcional da entidade, seus resultados e seu balanço patrimonial serão convertidos para a moeda de apresentação.

  • As variações cambiais na conversão do balanço patrimonial serão reconhecidas em conta específica no patrimônio líquido.

  • As variações cambiais são decorrentes de diferença entre a conversão de receitas e despesas pelas taxas cambiais em vigor nas datas das transações e a de conversão de ativos e passivos pela taxa de fechamento, inclusive de registros efetuados diretamente no patrimônio líquido.