GESTÃO DA PRODUÇÃO


Após um processo ser documentado, os dados coletados e as falhas detectadas, a melhoria do processo deve se valer de duas técnicas extremamente eficientes para conhecer os detalhes dos processos e poder então melhorá-los de forma criativa, construtiva e sustentada. São elas:

I – Brainstorming: do inglês turbilhão de ideias, nada mais é que uma sessão conjunta ou reunião de membros de equipes envolvidas direta e indiretamente no processo e/ou problema a ser melhorado com intuito central de darem o maior número de ideias para resolver o problema em questão;

II – Benchmarking: do inglês avaliação comparativa, que consiste em analisar os processos alvo da melhoria de seus melhores concorrentes e compará-los com os seus, para que assim a empresa possa saber em que nível ela se encontra e onde ela precisa chegar após as melhorias.

Posto isto, assinale a seguir a alternativa que NÃO traz uma regra ou conduta adequada para a realização de brainstorming ou benchmarking.




  • É importante que ao fazer benchmarking a sua empresa peça autorização expressa por escrito para analisar os processos de outra empresa, ou então que se analise processos que sejam de domínio público, livres.

  • No benchmarking há que se ter extremo cuidado quando for fazer análise da concorrência para não incorrer no erro grave de ser acusado de espionagem industrial.

  • Numa sessão de brainstorming, o mediador, que está anotando as ideias, deve permitir e motivar todo tipo de ideia, inclusive sem embasamento técnico a primeira vista.

  • Numa sessão de brainstorming, o mediador, que está anotando as ideias, não deve permitir que ideias sem embasamento técnico sejam dadas.

  • No benchmarking não recomenda-se que se compare o processo ou problema da sua empresa com o processo de outra empresa igual ou inferior a sua no tocante a desenvolvimento tecnológico, gerencial ou cultural.