Na Abordagem Sistêmica, pensar as questões curriculares para a área da Educação Física é o ponto especial dessa abordagem. Outro ponto também fundamental é considerar o binômio corpo/movimento como meio e fim da Educação Física escolar. Neste sentido, é correto o que se afirma em:
Essa proposta vincula-se a uma teoria crítica da educação, precisamente a pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani e colaboradores.
São bases dessa proposta pedagógica: como se adquire o conhecimento; a contextualização das propostas de ensino e aprendizagem; nunca perder de vista o resgate histórico das lutas humanas para a emancipação.
Coloca o jogo como um elemento fundamental para a vivência das crianças porque nele há a associação do brincar e do aprender, tornando-se um grande recurso pedagógico na escola.
Os conteúdos sugeridos para os professores de Educação Física na escola, a serem desenvolvidos através de um processo pedagógico lógico, ou seja, do mais simples para o mais complexo, centram-se no trato das habilidades, das básicas até as mais específicas ou complexas.
A cultura corporal/movimento deve se apropriar dos conhecimentos já produzidos historicamente pela área da Educação Física, como jogo, esporte, dança e ginástica, estes vivenciados por práticas de movimentos e conhecidos pelos processos cognitivos.