RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
O carvão foi descoberto no Brasil em 1795. Os depósitos de carvão fóssil do Brasil estão situados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Distribuem-se em oito grandes jazidas, sete das quais no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina, além de várias outras de menor porte. Cerca de 88% dos recursos localizam-se no Rio Grande do Sul, embora seja em Santa Catarina a maior exploração. (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ea/v12n33/v12n33a06.pdf, acessado em 30.04.2012)
As proposições desta questão têm relação com o assunto “carvão mineral”. Julgue-as e assinale as CORRETAS:
I) O carvão mineral é uma rocha magmática que desempenha um importante papel na indústria siderúrgica.
II) A turfa pode ser considerada como a modalidade de carvão menos transformado, e constitui o estágio de formação mais recente.
III) O carvão mineral é uma fonte de energia do tipo não renovável; trata-se de um combustível fóssil que, quando queimado, lança poluentes no ar atmosférico.
IV) A maior área produtora de carvão mineral no Brasil situa-se no Quadrilátero Ferrífero, mais especificamente em terrenos do período Carbonífero.
V) O processo geológico de transformação da matéria orgânica em carvão mineral é designado como “hulheização” ou incarbonização.
Estão corretas as seguintes assertivas: